Você conhece a Cooperativa Rango Vegan? O casarão antigo na Rua do Passo, no Centro Histórico de Salvador-BA, foi recém reformado e oferece algumas delícias veganas. A Cooperativa realiza oficinas de culinária, dispõe do serviço de entrega de marmita (delivery, por apenas R$12), realizam festivais de pizza e noites musicais. Feijoada Rango Vegan: EVENTO para os soteropolitanos neste Domingo (01/09)
Em comemoração aos seus Sete anos a Rango Veganestará festejando com direito a Feijoada Vegana, música de qualidade (cidadão comum) e Bazar com: Omosholá, Divina Dama, Varal Vintage, Fale de Amor Todo Dia, Muro, Redemoinho, Ewé,Pimenta Madura, etc. FEIJOADA VEGANA + CIDADÃO COMUM + BAZAR Dia 01 de SETEMBRO de 2013 | 12h Rua do Passo, Nº 62 – Pelourinho (próximo a Igreja/Hotel do Carmo)
Mais uma da série: Hambúrguer Vegano, rs. Ingredientes:
3 xíc. (café) de aveia em flocos finos
1 cenoura grande ralada
1 xíc. (chá) de cebolinha picada
1/2 xíc. (chá) de salsa picadinha
1 col. (sopa) rasa de cominho
1 col. (sopa) cheia de quinoa
1 colher (sopa) de Chia¹
3 colheres (sopa) água
1 xíc. (café) de azeite extra virgem
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Misture a Chia e as 3 colheres (sopa) de água, espere até que forme um gel.
Acrescente o gel formado pela Chia junto com todos os outros ingredientes e modele em formato de hambúrguer. Se ficar muito mole, acrescente mais aveia.
Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e doure de um lado e do outro.
¹O gel formado pela Chia é suficiente para substituir um ovo.
Ingredientes:
¼ de cebola bem picada
2 colheres (sopa) azeite
150g de champignon cortado ao meio
2 xícaras (chá) de PTS graúda hidratada
¼ xícara (chá) de shoyo
1 colher (chá) páprica picante
2 colheres (sopa) de amido de milho
200ml de leite vegetal
2 colheres (chá) curry em pó
Salsinha picada para enfeitar
Modo de preparo:
Aqueça o azeite de oliva, refogue a cebola em fogo baixo, até que fique bem dourada.
Acrescente o champignon e refogue até que fique dourado, mexendo sempre para evitar que grude na panela.
Coloque a pts na panela e tempere com o shoyo e páprica picante.
Dissolva o amido de milho no leite vegetal e adicione a panela. Mexa até que engrosse.
Adicione o curry e mexa bem. Desligue.
Salpique um pouco de salsinha picada e sirva em seguida.
A PTS (Proteína Texturizada de Soja) é também conhecida como "Carne de Soja".
Para quem está iniciando esse é "o hambúrguer". Muito fácil, leva poucos ingredientes e muito rápido.
Ingredientes:
150g de Proteína de Soja Texturizada;
Água quente;
1 cenoura ralada;
1 cebola ralada;
1 batata média cozida e amassada;
2 dentes de alho picados;
Cheiro verde e cebolinha à gosto;
Tempero a gosto ( utilizei Curry);
1/2 limão;
Farinha de trigo suficiente para dar liga a massa.
Modo de preparo:
Esprema o 1/2 limão na água quente e deixe a soja de molho nessa água. Enquanto isso prepare os ingredientes, deixando-os todos relados e picados.
Retire totalmente a água da soja e lave-a em água corrente pelo menos uma vez, escorra bem.
Utilize um pano limpo para deixá-la bem sequinha.
Coloque a soja em um recipiente grande, acrescente todos os ingredientes (menos a farinha) e misture bem.
Mexa com as mãos, vá acrescentando a farinha de trigo ao poucos, até que a massa fiquei com liga para moldar, quando você sentir que ele não vai se desmanchar ao fritar ou assar já estará pronto.
Molde com as mãos, ou se preferir utilize moldes. Depois de moldar, é só aquecer uma frigideira com um fiozinho de óleo e fritar, ou untar uma forma e assar.
Você pode armazená-los na geladeira por até 2 dias, ou no congelador/freezer por 15 dias.
Dicas: Se preferir utilize farinha de rosca ao invés da farinha de trigo e/ou tempere com dois sachês de sazon (saquinho laranja).
Você pode optar ainda por acrescentar azeitonas.
O 1/2 limão serve para tirar o gosto e o cheiro forte da soja.
Ingredientes:
2 xícaras de folhas de espinafre
1 xícara de tofu picado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de shoyo
1 dente de alho amassado
Sal a gosto
Azeite para untar
Modo de Preparo:
Lave as folhas de espinafre e leve-as ao fogo baixo para que cozinhem na própria água até ficarem macias. Escorra e deixe esfriar. Esprema e pique bem. Misture o espinafre, o tofu, o alho, o shoyu, a farinha de trigo e sal. Divida em oito porções.
Unte uma superfície lisa e as mãos com óleo ou azeite e modele cada porção até obter um hambúrguer. Pré-aqueça o forno em temperatura baixa, enquanto isso unte uma forma antiaderente com azeite. Coloque os hambúrgueres para assar até ficarem douradinhos.
Sirva em seguida.
OBS: Para a quantidade adequada, as folhas de espinafre devem ser bem apertadas na xícara.
O hambúrguer também pode ser frito, é só untar uma frigideira antiaderente com azeite e fritar os hambúrgueres em fogo baixo até ficarem dourados dos dois lados.
Fonte: Cláudia Cozinha - Lanches
SOBRE O TOFU: O tofu é em alimento feito a partir dos grãos da soja e o seu processamento o torna um alimento mais concentrado e nutritivo do que o grão original. Ele é aquele bloco grande, branco e gelado que você já viu algumas vezes no supermercado e se perguntou como comê-lo. Apesar de não ser conhecido pala maior parte da população, o tofu é um excelente alimento, rico em ferro, cálcio, proteínas e outras substâncias de interesse à saúde, como as isoflavonas, por exemplo. Apesar de ser muito nutritivo, o tofu é um alimento de baixas calorias. (NutriVeg)
Massa - Misture todos os ingredientes num liquidificador e deixe bater por bastante tempo para que não fique pedaços de couve. A massa vai obter uma coloração verde-claro.
Unte a frigideira antiaderente com um fio de azeite e deixe esquentar; em seguida despeje uma quantidade e vá movendo a frigideira circularmente de modo que a massa vá tomando a forma do fundo da frigideira. Deixe as bordas dourarem um pouco até perceber que está soltando; com auxílio de uma espátula, desgrude a massa e vire.
Unte a frigideira de duas em duas panquecas para que não grude.
Recheio - Refogue o alho e a cebola no azeite, adicione o tomate, a couve e o restante dos ingredientes. Deixe em fogo baixo até a couve murchar pela metade.
Molho (opcional) - Refogue o alho em azeite, adicione o molho de tomate, junte o orégano, sal e pimenta do reino a gosto.
Depois de prontas, recheie com uma porção de couve refogado e enrole. Junte-os e despeje o molho por cima. A receita rende 6 panquecas médias.
Hoje é dia dos Pais e em comemoração, postarei pra vocês um pouquinho sobre o ex-Beatle e vegetariano Paul McCartney.
Paul é casado com Linda McCartney, também vegetariana, e possuem quatro filhos. Eles tornaram-se vegetarianos depois que viram carneiros sendo alimentados com ração feita de outros carneiros, segundo a biografia de Linda. Desde então, Paul é um atuante defensor dos direitos dos animais e da alimentação vegetariana.
Veja quem são os filhos de Paul e Linda:
Stella McCartney é vegana, a filha mais bem-sucedida do casal. Após uma carreira como modelo, Stella se tornou estilista, e chegou a trabalhar em grandes grifes, como a italiana Gucci.
Heather McCartney, a filha adotiva de Paul, é geóloga, vegetariana, ativista e ambientalista, ela vive nos Estados Unidos.
Mary McCartney é vegetariana, ativista e ambientalista, escolheu ser fotógrafa, a mesma profissão de sua mãe, Linda.
James é vegano e o único filho homem de Paul também é o único que seguiu carreira na música.
Paul McCartney, juntamente com as filhas Stella e Mary lançaram a campanha "Meat Free Monday", correspondente a Segunda Sem Carne brasileira, em que sugere que as pessoas não comam carne uma vez por semana, para contribuir para um mundo melhor.
Saiba mais sobre a campanha: http://www.segundasemcarne.com.br/
Esse vídeo curto mostra uma feira de produtos orgânicos no sul do país e discute alimentação sustentável. VEJA:
A variedade dos alimentos oferecidos para os frequentadores da Feira surpreende: quantas vezes pensamos nas outras possibilidades de arroz para além do branco e do integral? O agricultor da Associação Biodinâmica do Sul, Juarez Felipi Pereira, 55 anos, assusta. O "Seu Juarez dos arrozes" traz a Porto Alegre arroz cateto, aromático, agulhão, preto, vermelho e moti.
– Quando o agricultor escolhe o que plantar, ele escolhe o que acha que há de melhor, afirma.
Seu Juarez defende as “suaves misturas” que a natureza provoca, inclusive entre os 19 tipos de arroz que hoje cultiva, sem nunca ter se preocupado em purificá-los. Para ele, a sociedade, violentada pelo imperativo econômico da Revolução Verde, desconhece a variedade existente de alimentos. Conceito que a ativista ambiental indiana e doutora em física Vandana Shiva ampliaria, criando o entendimento do que chama de “monoculturas da mente”.
...
Seu Juarez adiciona: quando leva seu arroz para a Feira, o pagamento ainda é outro. O amor e a gratidão do “cidadão urbano” (termo que preferiu em vez de "consumidor”) para com aquele que produziu o alimento de forma harmoniosa volta através das mãos do agricultor.
- Esse amor que eu recebo na rua eu planto junto, eu levo para a terra."
Cultivada nos Andes há milênios, é um dos alimentos mais completos do mundo e vem conquistando o paladar nacional. Confira a receita, simples, rápida, deliciosa e nutritiva:
Ingredientes:
1 1/2 xícaras de Arroz (o que quiser)
2 colheres (sopa) Quinua em flocos
1 colher (sobremesa) curry
2 dentes de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite
Tempero caseiro e sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela doure o alho no azeite, acrescente o sal, curry e tempero caseiro a gosto, misture bem. Enquanto isso, com a ajuda de um escorredor lave bem o arroz.
Acrescente o arroz, mexendo bem para pegar o tempero.Em seguida coloque a Quinua, misture e acrescente o dobro de água.
Prontinho!
Dica: A textura do arroz vai depender da quantidade de água. Como gosto daquele arroz tipo "papa" acrescentei bastante água em seguida.
SANTUÁRIO DAS FADAS - VIVA O RESPEITO E O AMOR AOS ANIMAIS!
O Santuário das Fadas é uma fundação admirável, situada na região serrana do Rio de Janeiro, que abriga animais diversos, todos vítimas de negligências, abusos e exploração, etc. O objetivo do projeto é manter animais saudáveis, num ambiente harmonioso, tranquilo, com uma vida feliz e cheio de amor.
Realizam ainda trabalhos de educação ambiental conscientização das pessoas a respeito da importância da preservação dos animais e do meio ambiente.
O Santuário foi fundado no ano de 2008, pela médica veterinária, ativista pelos direitos dos animais e vegana Patricia Fittipaldi.
A fundação do Santuário das Fadas é mantida com recursos próprios. Foi um sonho realizado, um projeto que saiu do papel, e que para continuar salvando mais vidas, necessitam de mais parceiros e colaboradores.
É TÃO GRATIFICANTE VER PESSOAS TÃO CONSCIENTES E TÃO BONDOSAS. QUE AMOR, ESSAS FOTOS.
Ingredientes:
300 gr de feijão branco
5 xícaras de água
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho cortados em tirinhas
1 cebola média picada
1 tomate médio picadinho
2 colheres (sopa) de coentro picadinho
1 colher (sobremesa) curry (opcional)
Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
1 colher de salsinha
Modo de preparo:
Deixe o feijão de molho em água por alguns minutos. Coloque o feijão escorrido em uma panela de pressão. Tampe, leve ao fogo médio, cozinhe até que esteja macio (mais ou menos 15 a 20 minutos depois de iniciada a pressão) e desligue.
Aqueça uma panela grande com azeite, em fogo médio e doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate, sal, pimenta-do-reino e a salsinha. Misture o tempero com o feijão, deixe por aproximadamente 5 minutos.
PRONTO!
Dica: Querendo uma consistência de purê, deixe o caldo apurar em fogo baixo, e vai amassando os grãos com uma escumadeira.
TERRÁQUEOS (Earthlings) é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos".
Com um profundo estudo dentro das pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais, bem como em fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entretenimento, e finalmente na carreira médica e científica, TERRÁQUEOS usa câmeras escondidas e filmagens inéditas para narrar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, as quais dependem de animais para lucrar.
Impactante, informativo e provocando reflexões, TERRÁQUEOS é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais, e interesses econômicos. Há vários filmes importantes sobre os direitos dos animais, mas este supera os demais.
NATUREZA, ANIMAIS, HUMANIDADE - FAÇA A CONEXÃO, SOMOS TODOS TERRÁQUEOS!
TERRÁQUEOS GRITA para ser visto. Clique e assista agora:
'Se eu pudesse fazer com que todos no mundo vissem um filme, eu os faria ver EARTHLINGS.'
2 xícaras de ervilhas
1 batata grande bem cozida
1 e 1/2 xícara de leite vegetal
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de azeite de oliva
Modo de Preparo:
Coloque a ervilha para cozinhar até que vire uma pasta. Deixe esfriar.
Em uma recipiente grande amasse bem a batata, acrescente a ervilha e o leite vegetal, misture bem, se for preciso amasse até que a mistura fique bem homogênea. Despeje em uma panela e leve ao fogo. Tempere com a pimenta e o sal e vá mexendo. Quando estiver com consistência de purê, desligue e coloque o azeite. Mexa e sirva em seguida.
Mais uma bolinho da série: "Fácil não, moleza!"
CONFIRA:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite vegetal (ou água)
4 bananas cortada em rodelinhas
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma bacia, deixando por último as bananas e o fermento.
Unte uma forma com óleo e farinha e adicione a mistura.
Leve ao forno médio até que fique douradinho.
Dicas:
O leite vegetal que utilizei foi extrato de soja diluído em água; se preferir utilize leite de coco diluído em água.
Outra opção pra que o bolo fica ainda mais gostoso é colocar canela em pó na forma antes de colocar a massa
Adicionando coco ralado e essência de baunilha na massa fica uma delícia.
Em uma vasilha misture todos os ingredientes, exceto a goiabada.
Misture com as mãos, sovando até obter uma massa homogênea.
Enfarinhe uma superfície lisa. Abra a massa com um rolo de macarrão e corte com cortadores de biscoitos ou quadradinhos com uma faca mesmo.
Coloque os cubinhos de goiabada em cima dos biscoitinhos.
Em uma forma antiaderente coloque os biscoitos e leve ao forno até que fiquem com o fundo levemente dourado.
Dica: Se preferir troque a goiabada por alguma fruta seca, como ameixa, figo, passas, etc.
Sabendo que iria ser morto, um touro, em Hong Kong, fez o que a maioria das pessoas falha em perceber ou são céticas em acreditar quando se trata de animais – ele demonstrou emoção.
Como reportado pela “Weekly World News”, um grupo de trabalhadores levavam um touro para o abatedouro. Eles estavam prestes a matá-lo para fazer bifes. Quando estavam perto da porta da entrada do abatedouro o triste touro de repente parou de andar e se ajoelhou em suas pernas dianteiras.
O touro estava.... chorando.
Como ele podia saber que seria morto antes mesmo de entrar no abatedouro?
Mr. Shiu, um açougueiro, relembra “Quando vi este animal que dizem ser ‘estúpido’ soluçando e com seus olhos amedrontados e tristes, eu comecei a tremer”. “Eu chamei os outros para verem. Eles estavam tão surpresos quanto eu. Nós continuamos a puxar o touro, mas ele não se movia e ficou sentado lá chorando.”
Billy Fong, dono da fábrica disse, “as pessoas acham que os animais não choram como os humanos. Entretanto, aquele touro soluçava feito uma criança.” Nessa altura, mais de 10 homens presenciavam a cena e todos estavam emocionados. Aqueles responsáveis por matá-lo se sentiram ainda mais tocados e choraram também.
Outros trabalhadores da fábrica também vieram ver o touro que chorava. O local estava repleto de pessoas. Estavam todos chocados com a cena. Três disseram que não iriam esquecer da cena quando matássem outros animais.
Com ambos homem e animal chorando todos sabiam que ninguém poderia matar o touro. Mas o problema era, o que eles fariam com ele? No final, eles levantaram fundos para comprar o touro e enviá-lo a um templo, onde os monges cuidariam dele pelo resto da vida.
Após a decisão dos trabalhadores, um milagre aconteceu. Um trabalhador disse, “quando prometemos ao touro que não iríamos matá-lo, ele começou a andar e nos seguiu.”
Como ele pôde entender as palavras deles?
Mr. Shiu disse “Acredite. Foi real, embora pareça inacreditável.” Sem sombra de dúvidas, este touro mudou a vida dos açougueiros. Tomara que esta estória também mude a sua.
Os alimentos orgânicossão cultivados sem os agrotóxicos tão prejudiciais a saúde, harmonizam com o manejo sustentável do solo e da água e, além disso, possuem mais sabor e nutrientes.
O grande agravante é o preço $, e em se tratando das grandes redes de supermercado, a diferença para os produtos não-orgânicos é tão grande que torna impossível sua aquisição.
Uma alternativa para a compra de produtos saudáveis com preços acessíveis são as feiras orgânicas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a diferença de preços pode chegar a 463% entre os supermercados (mais caros) e as feiras (mais baratas). Os grandes varejistas se defendem alegando que o fornecimento é limitado se comparado à sua demanda, daí o estoque reduzido e o custo alto; já os produtores dizem que o produto convencional que é privilegiado nas gôndolas em prol de um direcionamento sem disfarce dos orgânicos para as classes mais abastadas.
O IDEC lançou um site que apontaonde estão as feiras que comercializam produtos orgânicos em todo o país. A ideia é facilitar e estimular a alimentação saudável dos brasileiros.
“Numa feira dessas, com R$ 50 é possível encher a despensa de duas pessoas por uma semana”, afirmam especialistas.
Feira Orgânica do Parque Murle Marx Onde: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 - Morumbi Quando: Sábado, das 7h às 13h
Nova Feira do Produto Orgânico e Agricultura Limpa Onde: Parque do Ibirapuera Quando: Sábado, das 7h às 13h
Feira do Produtor Orgânico da AAO Onde: Parque da Água Branca Quando: Terças, Sábados e Domingos, das 7h às 12h ______________________________________________________________________________
Rio de Janeiro - RJ
Feira da Praça Nossa Senhora da Paz Onde: Praça Nossa Senhora da Paz - Ipanema Quando: Terças-feiras
Feira Orgânica da Glória Onde: Rua do Russel, em frente ao n° 300 Quando: Sábados
Feira Orgânica do Bairro Peixoto Onde: Praça Edmundo Bittencourt Quando: Sábados
Feira Orgânica do Leblon Onde: Praça Antero de Quental Quando: Quintas-feiras
Feira Orgânica do Flamengo Onde: Praça José de Alencar, Rua Marquês de Abrantes , esquina com Rua São Salvador Quando: Terças-feiras, de 07h as 13h Contato: Renato Martelleto - organicosparatodos@gmail.com
Feira Orgânica de Botafogo Onde: Saída do Metrô - Rua São Clemente, esquina com Rua Muniz Barreto Quando: Sábados de 7h às 13h Contato: Renato Martelleto - organicosparatodos@gmail.com ______________________________________________________________________________
Belo Horizonte - MG
Feira da Praça JK
Onde: Praça JK - Comiteco ______________________________________________________________________________
Curitiba - PR Feira Orgânica de Curitiba Onde: Passeio Público - Rua Presidente Faria Quando: Sábados, das 7h às 12h ______________________________________________________________________________
Caxias do Sul - Feira Ecológica de Caxias do Sul Onde: Largo da antiga Estação Férrea Quando: Sábados, das 7h às 12h ______________________________________________________________________________
Aracaju - SE Feira da Associação de Produtores Orgânicos do Agreste (Aspoagre) Onde: Av. Beira Mar, 2.400 - Praia 13 de Julho - Sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) Quando: Quarta-feira, das 12h às 17h ______________________________________________________________________________
Goiânia - GO
Feira Agroecológica Onde: Mercado Popular - Rua 74, 329 Quando: Sábado, das 7h às 11h Contato: adao.go@hotmail.com
Feira do Pequeno Produtor Onde: Ala dos Orgânicos, Pavilhão 11 - Pq. de Exposição Agropecuário - Nova Vila Quando: Sábados, das 5h às 9h Contato: Shirlei - 9998-0926
Feira da Adufg Onde: 9ª Av., 193 - Vila Nova Quando: Terças, 16h às 19h
Cerrado Alimentos Orgânicos Onde: Rua 15, 461 - Centro Quando: Terças e Quintas, das 16h às 19h
Feira na Johrei Center Onde: Rua 87, 341 - Marista Quando: Quintas, das 17h às 20h
Shopping Cidade Jardim Onde: Av. N. Macedo Q 49 - Cidade Jardim Quando: Sábados, das 8h às 14h e Terças, das 8h às 13h
Alimentos Naturais / Estação Açaí Onde: Rua 4, 124 - Centro Quando: Segundas e quintas-feiras, das 16h às 19h.
Feira no Restaurante Panela Mágica Onde: Rua 4, 394 - Setor Oeste Quando: Todo primeiro domingo do mês, das 9h às 16h
Feira no Restaurante Arroz Integral Onde: 93, 326 - Setor Sul Quando: Sextas das 16h às 19h.
Veja o vídeo do ex-Beatle e padrinho da campanha Meat Free Monday mais conhecida aqui no Brasil como "Segunda Sem Carne" que explica a importância da campanha e como surgiu a ideia.
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar." Paul McCartney, músico.
Um novo estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, sugere que comer frutas e vegetais deixa os jovens calmos, mais felizes e com mais energia para as tarefas diárias.
Os pesquisadores Tamlin Conner e Bonnie White, do Departamento de Psicologia, e Caroline Horwath, do Departamento de Nutrição Humana, investigaram a relação entre as emoções diárias e o consumo de alimentos. O estudo foi publicado recentemente no “British Journal of Health Psychology”.
Um total de 281 pessoas na faixa dos 20 anos fizeram um diário alimentar na internet durante 21 dias consecutivos junto com um ranking de como se sentiam usando adjetivos positivos ou negativos. Antes disso, preencheram um questionário com detalhes de idade, sexo, etnia, peso e altura. Aqueles com histórico de distúrbios alimentares foram excluídos.
No diário, os voluntários preenchiam cinco questões sobre o que tinham comido a cada dia, com a quantidade de porções de frutas, vegetais (exceto sucos e frutas secas) e outras categorias de lanches, bolos e biscoitos. Os resultados mostraram uma relação diária entre o alto consumo de frutas e legumes e o bom humor.
— Em dias de maior consumo de frutas e vegetais, eles relatavam mais calma, felicidade e energia que o normal. Pessoas jovens precisariam consumir de sete a oito porções de frutas e vegetais por dia para perceber uma mudança significativa — explica Conner, ressaltando que uma porção equivale a uma fruta do tamanho da palma da mão ou metade de uma xícara.
Cozinha: Italiana - Com um toque especial da cozinha indiana
Ingredientes:
1/2 pacote de Penne colorido
1 abobrinha média
1/2 cebola picada
1 colher (chá) de Curry
1 colher (sopa) manjerição
3 dentes de alho cortado em rodelas
10 azeitonas picadas
quanto baste de azeite
Sal a gosto
Modo de preparo:
Rale a abobrinha com casca em ralo grosso, reserve.
Em uma frigideira doure a cebola e o alho no azeite. Quando estiver pronto acrescente a abobrinha ralada, curry, manjericão e o sal. Misture bem e deixe fritar por alguns minutos cuidando para que a abobrinha não amoleça muito.
Cozinhe o macarrão até que fique "al dente" , escorra-o e misture com o refogado da frigideira. Acrescente a azeitona picadae misture bem para que incorpore o molho.